quinta-feira, dezembro 27, 2007

Governo autorizou empréstimo de 400 M EURO ao Metro de Lisboa

Diário Digital


O secretário de Estado do Tesouro e Finanças autorizou a emissão de um empréstimo obrigacionista no montante de 400 milhões de euros ao Metropolitano de Lisboa, de acordo com um despacho publicado hoje em Diário da República.

«Considerando que o Metropolitano de Lisboa se encontra num processo continuado de intenso esforço de investimento no âmbito do Plano de Expansão e Modernização da Rede, o qual teve início com a abertura de novas linhas e com o reforço da respectiva frota de carruagens, pelo que para fazer face a estas necessidades de investimento pretende fazer uma emissão de obrigações no montante de 400 milhões de euros, com a garantia pessoal do Estado», lê-se no despacho.

O documento, assinado por Costa Pina, que fixa a taxa de garantia em 0,2 por cento ao ano, refere que o BNP Paribas será o banco responsável pela operação, que visa o financiamento do plano de expansão e modernização da rede do Metropolitano de Lisboa.

De acordo com a ficha técnica, o valor nominal das obrigações é de 50.000 euros.

A emissão terá a duração de 20 anos e o reembolso será efectuado «de uma só vez, no final do prazo de emissão».

No passado dia 19 foram inauguradas as estações de metro de Santa Apolónia e do Terreiro do Paço, sete anos depois do aluimento de terras que obrigou a reformular o projecto e provocou uma derrapagem de 135 milhões de euros.

Com a inauguração destas duas estações, a rede do Metropolitano de Lisboa passou a integrar 50 estações, em quatro linhas: Azul (Amadora/Santa Apolónia), Amarela (Odivelas/Rato), Verde (Telheiras/Cais do Sodré) e Vermelha (Alameda/Oriente).

Está previsto o alargamento da Linha Azul da Amadora à Reboleira, o que implicará a construção de mais uma nova estação, da Linha Vermelha entre a Alameda e Campolide (três estações) e entre a estação do Oriente e o Aeroporto de Lisboa (três estações).


Diário Digital / Lusa


27-12-2007 12:42:00



Sem comentários:

Metro/Lisboa: Linha azul passa a ter percursos diretos para a Reboleira

A circulação da linha azul do Metropolitano de Lisboa (ML) vai passar a ter percursos diretos para a Reboleira, concelho da Amadora, a parti...