quarta-feira, dezembro 19, 2007

Governo e Metro garantem segurança das novas estações

Público



19.12.2007 - 15h03 Lusa, PUBLICO.PT

As estações de Santa Apolónia e do Terreiro do Paço do Metropolitano de Lisboa foram inauguradas esta manhã, com os responsáveis do Governo e da empresa a garantirem a total segurança da extensão da Linha Azul.

Primeiro-ministro, ministro das Obras Públicas e presidente da Câmara Municipal de Lisboa estiveram entre os ocupantes da composição que fez a viagem inaugural entre as estações de Santa Apolónia e o Terreiro do Paço, numa viagem que durou pouco mais de dois minutos. O novo troço do metro, que ligará a Baixa-Chiado à estação da CP, abre ao público às 16h00.

Para o primeiro-ministro, José Sócrates, a obra hoje inaugurada “obedece às mais modernas e exigentes normas da engenharia e está preparada para responder a todos os problemas de segurança". "Isto é uma obra importantíssima para a cidade de Lisboa, liga o transporte ferroviário e o metro, mas também o fluvial, mas o mais importante nesta obra era acabá-la", sublinhou.

Numa referência às críticas da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais, que ontem lamentou não ter sido realizado um simulacro de acidente antes da inauguração, o governante garantiu que o plano de segurança “prevê todas as situações de emergência que são necessárias ter em consideração antes de uma obra destas entrar em funcionamento”.

Por seu lado, o presidente do Metropolitano de Lisboa, Joaquim Reis, lembrou que os trabalhos de consolidação do túnel fazem com que a zona do Terreiro do Paço disponha agora de “um sistema de monitorização online” e contribuíram para “um reforço de terrenos que confere uma capacidade anti-sísmica muito relevante”.

A administração do metro espera que o novo troço entre a Baixa-Chiado e Santa Apolónia seja utilizado por 20 milhões de pessoas por ano, das quais cerca de metade são novos passageiros.

“Este troço é fundamental para a mobilidade na região de Lisboa e permite poupar aos passageiros 2,7 milhões de horas por ano, além de contribuir para as metas de Quioto ao evitar uma emissão de três mil toneladas de CO2 para a atmosfera", afirmou.

José Sócrates – que à chegada a Santa Apolónia foi recebido por uma dezena de moradores de Alfama descontentes com a reformulação das carreiras de autocarros – disse ainda que o final das obras no Terreiro do Paço abrem caminho à revitalização de outras zonas nobres da cidade. Como exemplo, o primeiro-ministro lembrou o acordo entre o Governo e a autarquia para a recuperação da frente ribeirinha entre o Cais do Sodré e Santa Apolónia.

"Este é um acordo histórico e o Governo tem toda a disponibilidade para cooperar com a Câmara de Lisboa", afirmou José Sócrates, sublinhando que espera assinar o acordo no início do próximo ano.

Com as duas estações inauguradas hoje a rede do Metropolitano de Lisboa fica agora com 50 estações, espalhadas por quatro linhas: Azul (Amadora/Santa Apolónia), Amarela (Odivelas/Rato), Verde (Telheiras/Cais do Sodré) e Vermelha (Alameda/Oriente).

Para os próximos anos está projectada a extensão da Linha Vermelha entre a Alameda e Campolide (três estações, duas das quais já em fase de construção), da Linha Azul entre a Amadora e a Reboleira (uma estação) e entre a estação do Oriente e o Aeroporto (três estações).

Sem comentários:

Metro/Lisboa: Linha azul passa a ter percursos diretos para a Reboleira

A circulação da linha azul do Metropolitano de Lisboa (ML) vai passar a ter percursos diretos para a Reboleira, concelho da Amadora, a parti...