O Metropolitano de Lisboa informa os seus clientes e a população de Lisboa que o prolongamento da linha azul desde a Baixa-Chiado até ao Terreiro do Paço e Santa Apolónia encontra-se oficialmente inaugurado e aberto ao público.
A abertura deste novo troço assume uma importância vital para a melhoria da mobilidade da Área Metropolitana de Lisboa uma vez que permitirá servir cerca de 20 milhões de passageiros por ano.
Este novo troço representa ainda o esforço contínuo de tentar dotar a cidade de equipamentos que tornem o conceito de intermodalidade uma realidade. As novas estações Terreiro do Paço e Santa Apolónia foram projectadas de forma a permitirem a ligação do metro com os outros operadores de transporte, nomeadamente Carris, Soflusa, Transtejo, CP e táxis.
Permitindo ganhos directos de comodidade e rapidez para os passageiros, expressos numa poupança de 2,7 milhões de horas em deslocações, esta nova ligação permitirá ainda uma redução de cerca de 3.324 toneladas de emissões de CO2 e 4.425.000 kmh de redução de consumo de energia.
Com a abertura destas duas novas estações, o Metropolitano de Lisboa passa a dispor de uma rede com cerca de 38 Km de extensão, 50 (4 das quais são duplas e de correspondência) e 17 interfaces com outros operadores de transporte, servindo a zona de Lisboa, Amadora, Odivelas, Barreiro, Seixal, Almada e Montijo, e utilizando uma frota de material circulante da última geração.
O ML congratula-se com a abertura do prolongamento da linha Azul até Santa Apolónia, sublinhando as condições de segurança máximas numa obra sujeita a escrutínio público, mas também a acompanhamento particular de várias instituições públicas e privadas e de reconhecido gabarito técnico.
Sem comentários:
Enviar um comentário