quinta-feira, abril 06, 2006

Vacas ganham cores nas antigas oficinas do Metro

Diário de Notícias






Há mais de 70 vacas à solta nas antigas oficinas do Metropolitano de Lisboa, em Sete Rios. Estarão quietas e brancas por pouco tempo. Até 30 deste mês irão cobrir-se com cores e formas inventadas por artistas seleccionados pelo júri do Cow Parade 2006.

Cada vaca, portanto, tem o destino traçado. Dos ateliers sairão para as ruas de Lisboa, a 14 de Maio, trajadas de minhota ou de varina, cobertas de nuvens ou de chocolate, vestidas de Camões ou com as cores dos táxis da capital.

São cem maneiras de pintalgar um bovino: 74 serão decorados no Atelier de Pintura ao Vivo (em Sete Rios), um - a tresmalhada - no Estabelecimento Prisional de Aveiro, 12 nos centros comerciais da Sonae espalhados pelo País, e os restantes nas oficinas dos artistas.

Mas só nas antigas instalações do Metropolitano de Lisboa, próximo do Jardim Zoológico, será possível ver de perto todas as fases do processo criativo dos artistas. Qualquer pessoa pode espreitar como se faz arte no Atelier de Pintura ao Vivo: basta aparecer entre terça e quinta-feira, das 15.00 às 22.00, ou então de sexta a domingo (entre as 10.00 e as 22.00).

Acompanhar a evolução do trabalho de 70 pintores num só espaço poderá ser uma experiência única. Até porque é uma oportunidade rara para perceber o que inspira um artista. Quem diria, por exemplo, que a Vaca Fazendo Arte nasceu de uma recordação da infância de Leandro Tomaz?

Aos seis anos, o artista vivia em Minas Gerais, no Brasil, e ganhou uma bezerra no dia do aniversário. O rapaz preferia uma bicicleta e o animal andava triste pelos cantos. "Na altura pensei que ela estava aborrecida por só ter duas cores, preto e branco", conta.

O menino cresceu e tornou-se artista plástico. A bezerra ficou adulta e, 26 anos mais tarde, voltou a cruzar-se com o pintor. Agora, Leandro Tomaz irá realizar o sonho da sua bezerra de infância: "A minha criação chama-se Vaca Fazendo Arte porque é o próprio animal que, finalmente, poderá libertar-se do preto e branco e inventar as suas próprias cores."

Rossio, Saldanha, Marquês de Pombal, Praça do Município e Aeroporto da Portela são alguns dos locais de Lisboa que, a partir de 14 de Maio, irão acolher as vacas em tama- nho real. Durante o período de exposição, há um hospital das vacas preparado para qualquer emergência. Localizado no Hospital D. Estefânia, o público também pode visitar este espaço. A 30 de Setembro, os cem bovinos do Cow Parade vão ser leiloados no Parque das Nações, em Lisboa, revertendo as verbas para o projecto Mecenato.net, que abrange oito instituições portuguesas.

Sem comentários:

Metro/Lisboa: Linha azul passa a ter percursos diretos para a Reboleira

A circulação da linha azul do Metropolitano de Lisboa (ML) vai passar a ter percursos diretos para a Reboleira, concelho da Amadora, a parti...