quinta-feira, janeiro 03, 2008

Na Reboleira em 2011

Correio da Manhã
2008-01-03


O Metropolitano de Lisboa lança hoje o primeiro concurso para o prolongamento da Linha Azul até à estação ferroviária da Reboleira. A obra deverá estar concluída no primeiro trimestre de 2011 e tem um custo estimado de 55 milhões de euros, adiantou ontem ao CM a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.


A futura estação, que ficará localizada próximo da Venda Nova e com acesso directo à gare da Reboleira (da Refer), vai reforçar a intermodalidade na Área Metropolitana de Lisboa, ligando meios como o Metropolitano, o autocarro e o futuro trólei da Amadora.

“A ligação entre o metro e o comboio será feita no subsolo, enquanto à superfície haverá lugar para paragens de autocarro, táxis e parqueamento automóvel”, acrescentou Ana Paula Vitorino. Será também da Reboleira que irá partir o trólei-bus (veículo eléctrico com rodas pneumáticas) que, no futuro, servirá também as estações do Metropolitano do Senhor Roubado e Odivelas (Linha Amarela).

“Trata-se de um verdadeiro interface, o que não estava previsto no projecto original”, sublinha a governante, justificando assim o atraso no lançamento do concurso. Com efeito, o “projecto teve que ser reformulado de forma a garantir uma intermodalidade plena”, afirma Ana Paula Vitorino, recordando que “no plano inicial, por exemplo, a ligação era pelo exterior”.

A distância entre as estações do Metropolitano de Amadora-Este e da Reboleira é de cerca de 800 metros, o que obriga a maioria dos passageiros a apanhar um autocarro para passar do comboio para o Metropolitano. A ligação plena entre os dois meios de transporte dá-se, actualmente, já no interior da cidade, na estação de Sete Rios .

De acordo com o estudo de procura, “Sete Rios é o destino para a transferência para a rede do Metropolitano de Lisboa de 42 por cento dos passageiros oriundos dos comboios da Linha de Sintra. Com a entrada em funcionamento da nova estação, “cria-se um potencial de transferência dos passageiros” naquele local, lê-se no Estudo de Impacte Ambiental.

O concurso público que foi lançado hoje, no valor de 35 milhões de euros, prevê a construção das ligações e das galerias entre as duas estações.

A adjudicação da obra está prevista para Junho. Posteriormente, será lançado um outro concurso, no valor de 20 milhões de euros, para o fornecimento do sistema de sinalização e da bilhética, adiantou ainda aquela responsável.

Recorde-se que, além da ligação à Reboleira (Linha Azul), está previsto o prolongamento da Linha Vermelha, entre a Alameda e Campolide, e a sua chegada ao Aeroporto de Lisboa, a partir da estação do Oriente (Parque das Nações).

EMPRÉSTIMO DE 400 MILHÕES PARA OBRAS

O plano de expansão do Metropolitano de Lisboa levou já o secretário de Estado do Tesouro e Finanças a dar o seu aval a um empréstimo de 400 milhões de euros. A autorização foi publicada recentemente em Diário da República e fixa a taxa de garantia em 0,2 por cento ao ano. O BNP Paribas será o banco responsável pela operação, que visa o financiamento do plano de expansão. “Considerando que o Metropolitano de Lisboa se encontra num processo continuado de intenso esforço de investimento no âmbito do Plano de Expansão e Modernização da Rede, o qual teve início com a abertura de novas linhas e com o reforço da respectiva frota de carruagens, pelo que para fazer face a estas necessidades de investimento pretende fazer uma emissão de obrigações no montante de 400 milhões de euros, com a garantia pessoal do Estado”, lê-se no despacho.
Raquel Oliveira


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