quarta-feira, novembro 21, 2007

Túnel do metro do Terreiro do Paço esteve fechado de manhã

Jornal de Notícias


A chuva forte inundou hoje a passagem subterrânea do túnel do metro do Terreiro do Paço e obrigou ao seu encerramento, gerando críticas de pessoas que utilizam aquela passagem para atravessar da estação fluvial para a Praça do Comércio.

A maioria dos passageiros oriunda dos barcos do Barreiro, que atracam na estação do Terreiro do Paço, utiliza o túnel do metro, aberto há cerca de um ano, para evitar atravessar a Avenida Infante D. Henrique, onde recentemente morreram duas mulheres, mãe e filha, atropeladas numa passadeira.

"Assim que chove aquilo entope tudo lá em baixo. Montes de pessoas tiveram de voltar para trás hoje de manhã", disse à agência Lusa uma vendedora de castanhas no local.

A vendedora explicou que os passageiros dos barcos do Barreiro utilizam muito esta passagem porque "é mais fácil atravessar" para a Praça do Comércio. "Quando não passam por ali, as pessoas são tantas que acabam por cortar o trânsito" na avenida Infante Dom Henrique, contou.

Cerca das 09:00 de hoje, Rosário Mourão dirigia-se em direcção ao túnel quando viu "uma enchente de pessoas" a voltar para trás a dizer que a passagem estava encerrada.

"Primeiro não havia luz, depois havia pouca limpeza. Reclamei e as situações foram prontamente resolvidas. Agora é o túnel inundado pela chuva", contou Rosário Mourão. Outro passageiro dizia à Lusa: "Entra muita água. É o país que temos, gastam milhões em obras que duram dez anos e depois acontece isto". "Quando começar a chover e o metro abrir não sei como vai ser", rematou.

Cerca das 11:30 o túnel já tinha reaberto, mas ainda havia água nas escadas, que dificultava a mobilidade das pessoas, e no interior do túnel, que tem três escoadouros, dois no final das escadas e um ao centro do túnel.

Contactada pela agência Lusa, uma fonte do Metropolitano de Lisboa adiantou que o "túnel pedonal foi encerrado hoje temporariamente para desentupir os ralos" devido à acumulação de lixo provocado pela forte chuva.

Esta situação "serviu de alerta" e levou o Metropolitano de Lisboa a ter uma "atenção especial" àquela zona baixa da cidade, acrescentou. As estações do metropolitano do Terreiro do Paço e do Cais do Sodré abrem ao público no dia 22 de Dezembro, cerca de sete anos depois do aluimento de terras que obrigou à interrupção das obras no dia 09 de Junho de 2000.

Sem comentários:

Metro/Lisboa: Linha azul passa a ter percursos diretos para a Reboleira

A circulação da linha azul do Metropolitano de Lisboa (ML) vai passar a ter percursos diretos para a Reboleira, concelho da Amadora, a parti...