quinta-feira, fevereiro 28, 2008

Índice de Satisfação do Cliente ML continua a aumentar

Metropolitano de Lisboa


Pelo segundo ano consecutivo, estudos de Índice de Satisfação do Cliente (ISC) accionados pelo Metropolitano de Lisboa em 2007, revelam que os seus clientes se encontram cada vez mais satisfeitos com a qualidade do serviço prestado.

A medição do grau de satisfação dos seus Clientes, decorreu nos meses de Novembro e Dezembro do ano transacto e teve como base a realização de inquéritos ao Cliente Metro.

Esta metodologia do Modelo de Gestão da Qualidade, aplicada no ML desde 2005 e consolidada em 2006, utiliza as dimensões definidas na NP EN 13816 e baseia-se nos indicadores relativos à “oferta de serviço”, “acessibilidade”, “informação”, “tempo”, “apoio ao cliente”, “conforto” e “segurança”.

Das diversas conclusões retiradas deste estudo relativo a 2007, importa salientar que a satisfação do cliente quanto ao serviço prestado pelo ML foi alvo de uma melhoria significativa destacando-se, também, como pontos mais fortes relativamente a 2006, a “acessibilidade”, “oferta de serviço”, “informação”, “conforto” e “segurança”. O “apoio ao cliente” não sofreu oscilações e apenas no indicador “tempo” não se verificou qualquer melhoria mantendo-se, no entanto, como a dimensão de maior satisfação dos nossos clientes.

Este modelo matemático, para além dos inquéritos à satisfação do cliente,  assenta em diversas ferramentas de gestão, como indicadores de desempenho, monitorização interna e auditorias por cliente mistério, sendo certo que os resultados obtidos confirmam a sua eficácia.

De salientar que o  Metropolitano de Lisboa (ML) conquistou o primeiro lugar do Índice de Satisfação ao Cliente (ISC) por dois anos consecutivos, no âmbito da aplicação do modelo ECSI Portugal (http://www.ipq.pt/ecsi/index.html), onde obteve a melhor classificação no ISC referente ao Sector dos Transportes Públicos de Passageiros da Área Metropolitana de Lisboa, bem como na totalidade das categorias analisadas no desenvolvimento desse estudo.

Esta Empresa está empenhada em dar continuidade à sua estratégia vocacionada para a satisfação das necessidades de mobilidade dos seus Clientes, visando constituir a sua escolha preferencial. Aplica um modelo focalizado no cliente que visa medir o seu grau de satisfação, bem como o desempenho da Empresa para diferentes dimensões, permitindo identificar os pontos a melhorar e actuar em conformidade.
 
O Metropolitano de Lisboa agradece aos seus Clientes a preferência com que foi distinguido, acreditando que esta avaliação, para além de gratificante, servirá também para identificar pontos fortes e pontos fracos, com vista a melhorar a qualidade do serviço prestado e consolidar assim o posicionamento já alcançado.



segunda-feira, fevereiro 18, 2008

Mau Tempo: Reaberto lado sul da estação do metro do Jardim Zoológico

RTP


Lisboa, 18 Fev (Lusa) - O lado sul da estação do metro do Jardim Zoológico (Sete Rios), na Linha Azul, reabriu às 09:50 após ter estado encerrado devido às chuvas, disse à Lusa fonte do Metro.

"O lado Sul na saída para o interface de transportes de Sete Rios já reabriu, encontrando-se ainda encerrado a saída para o Jardim Zoológico", adiantou.

A mesma fonte do Metro disse que a situação deverá estar resolvida em breve.

A chuva entrou na estação em grande quantidade pelas escadas de acesso ao metro, obrigando à limpeza da área.

Fonte do Metro referiu que não há qualquer situação anormal na rede do metropolitano.

A passagem subterrânea do túnel do metro do Terreiro do Paço estava hoje de manhã encerrado devido a inundação, constatou a agência Lusa no local.

A passagem, utilizada pelas pessoas que pretendem atravessar a estação fluvial para a Praça do Comércio, estava encerrada, com grades e uma fita vermelha que impedia passagem de peões.


DD/PL/SB

Lusa/Fim


© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-02-18 10:25:01



Mau Tempo: Metro Jardim Zoológico fechado para limpeza

Diário Digital


A estação do Jardim Zoológico (Sete Rios), na Linha Azul, do Metropolitano de Lisboa foi encerrada cerca das 07:30 de hoje para limpeza, na sequência das chuvas, disse fonte do Metro.

A chuva entrou na estação em grande quantidade pelas escadas de acesso ao metro, obrigando à limpeza da área, adiantou a fonte.

A situação deverá ficar regularizada cerca das 09:30, referiu a fonte, acrescentando que não há qualquer outra situação anormal na rede do metropolitano.


Diário Digital / Lusa

18-02-2008 9:13:00



sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Metro: Adeptos do Nuremberga interrompem circulação na linha azul e causam distúrbios

RTP


Lisboa, 14 Fev (Lusa) - A circulação na linha azul do metropolitano de Lisboa esteve interrompida cerca de vinte minutos depois de adeptos do Nuremberga, que defronta hoje o Sport Lisboa e Benfica, terem accionado alarmes de carruagens na estação da Baixa-Chiado.

"Depois de terem accionado os alarmes foi necessário efectuar todos os procedimentos de segurança, parando a circulação e chamando a polícia", disse à Lusa fonte do Metro, acrescentando que "os distúrbios dentro das carruagens continuam pelo que os comboios estão a demorar mais tempo em cada paragem".

"A polícia está a acompanhar a situação dentro dos comboios", assegurou a mesma fonte.

O Benfica defronta às 20:45 no Estádio da Luz o Nuremberga em jogo da primeira mão dos dezasseis avos de final da Taça UEFA.

ACL.


Lusa/Fim.


© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2008-02-14 19:35:07


quinta-feira, fevereiro 14, 2008

ML prolonga o período de oferta do cartão 7 colinas/viva viagem

Metropolitano de Lisboa


O Metropolitano de Lisboa (ML) vai prolongar o período de oferta do cartão 7 colinas/viva viagem aos seus clientes, até ao dia 24 DE FEVEREIRO, na compra de qualquer título carregável nestes suportes.

Trata-se de uma medida que permitirá aos clientes ML uma melhor adaptação ao novo sistema de  bilhética que entrou em vigor no passado dia 11 de Fevereiro, em que o tradicional bilhete magnético Simples (1 e 2 zonas) e de Ida e Volta (1 e 2 zonas) foi substituído por títulos idênticos  carregados no cartão 7 colinas ou viva viagem, ambos suportes sem contacto.

Estes cartões apresentam vantagens acrescidas relativamente ao tradicional bilhete magnético, pela sua simplicidade, flexibilidade e fiabilidade. Meio milhão de clientes que diariamente se deslocam no ML passaram a usufruir, com maior comodidade, de um sistema tarifário que se pretende cada vez mais adaptado às suas exigências, tanto a nível de funcionalidade como de operacionalidade e rapidez.

O Metropolitano de Lisboa continua a apostar na modernização dos seus sistemas e na consequente melhoria do serviço prestado, consolidando o posicionamento já alcançado como meio de transporte de qualidade na Área Metropolitana de Lisboa.

Reabertura do túnel do Rossio

Metropolitano de Lisboa


A partir do próximo dia 17 de Fevereiro, com a reabertura do túnel do Rossio, pela Refer, os clientes CP portadores de títulos de transporte que não sejam válidos no Metro, deixarão de poder utilizar o ML para se deslocarem nos percursos Jardim Zoológico - Restauradores  e Entre Campos - Restauradores, nos dois sentidos.


O Metropolitano de Lisboa retomará o controlo dos canais de acesso que se encontram abertos para esse efeito, encerrando, a partir dessa data,  esses  canais assistidos das estações Jardim Zoológico, Entre Campos e Restauradores.

Com a reabertura do túnel do Rossio, o  Metropolitano de Lisboa deixará, portanto,  de assegurar nesses percursos, o transporte de passageiros com títulos CP que não sejam válidos no Metro, nomeadamente assinaturas CP, bilhetes CP simples, bilhetes multiviagens CP e passes combinados CP com outros operadores que não incluam o Metro.

Estes percursos foram assegurados pelo Metropolitano de Lisboa enquanto o túnel do Rossio se manteve encerrado, permitindo aos clientes CP, portadores de títulos válidos, a utilização do Metro entre Sete Rios (estação de Metro “Jardim Zoológico”) ou Entre Campos e a  Estação CP do Rossio (estação de Metro “Restauradores”), através de canais de acesso abertos devidamente assistidos e destinados a esses clientes.

Através da implementação desta medidas o Metropolitano de Lisboa voltará a assegurar um adequado controlo de acessos às suas estações, criando condições de maior segurança em toda a rede para os seus Clientes, bem como a melhoria da qualidade do serviço prestado.

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Comerciantes do Metro receosos com reabertura

Rádio Renascença



Os comerciantes da estação de Metro de Sete Rios, em Lisboa, perspectivam perdas entre 20% a 30% com a reabertura da circulação ferroviária até ao Rossio, prevista para sábado.

As contas mais desfavoráveis são das lojas de têxteis e do sapateiro, que chegou a Sete Rios já depois do encerramento do túnel do Rossio para obras de recuperação.

O encerramento obrigou à suspensão da circulação de comboios da Linha de Sintra em Outubro de 2004 e levou os passageiros literalmente para outras paragens.

"Tal como notámos um aumento no movimento depois do encerramento do túnel, agora deve baixar entre 20% a 30%. Há pessoas que já nos dizem que estas vão ser as suas últimas compras", referiu à agência Lusa a funcionária de uma loja, que não acredita que os utentes das linhas do Norte e da margem Sul compensem as perdas, pois vão estar sempre “cheios de pressa”.

Uma auditoria do Tribunal de Contas divulgada na quinta-feira indica que a suspensão da circulação ferroviária no Túnel do Rossio teve um impacto negativo no comércio de cerca de cinco milhões de euros e um impacto social de quase 18 milhões de euros.


quinta-feira, fevereiro 07, 2008

7 colinas/viva viagem substitui bilhete magnético a partir de 11 Fevereiro 2008

Metropolitano de Lisboa


A partir do dia 11 de Fevereiro, o tradicional bilhete magnético Simples (1 e 2 zonas) e de Ida e Volta (1 e 2 zonas) vai ser substituído por títulos idênticos carregados no cartão 7 colinas ou Viva Viagem, ambos suportes sem contacto.

Para adquirir um bilhete simples ou de ida e volta, o cliente terá que adquirir também o cartão 7 colinas ou viva Viagem, reutilizável durante o prazo de validade de um ano, com um custo de 0,50 €.

Entre os dias 11 e 17 de Fevereiro o Metropolitano de Lisboa (ML) oferece o cartão 7 colinas/viva viagem aos seus clientes, na compra de qualquer título carregável nestes suportes.

Procedimentos para devolução dos títulos magnéticos e retoma dos cartões 7 colinas/viva viagem

Devolução de bilhetes simples e de ida e volta
- Caso o cliente opte, poderá, a partir do dia 11 de Fevereiro, efectuar a troca dos bilhetes magnéticos pelo 7 colinas/viva viagem, transferindo o valor correspondente dos "bilhetes simples" e/ou de "ida e volta", para o cartão sem contacto. A troca será gratuita entre 11 e 17 de Fevereiro. Após o período da promoção, os clientes pagarão o preço de 0,50 € correspondente ao valor do cartão sem contacto, que poderá, posteriormente, ser recuperado;
- Os bilhetes de tarifa actual mantêm a sua validade até final do mês de Maio;
- Em caso de mau funcionamento dos mesmos, bem como nas compensações por motivos que se prendam com a interrupção da circulação, os bilhetes magnéticos serão trocados por títulos idênticos no 7 colinas/viva viagem (suporte sem contacto), mantendo o mesmo saldo de viagens.

Retoma dos cartões 7 colinas/viva viagem
- Caso o Cliente não queira reutilizar o cartão 7 colinas/viva viagem (suporte sem contacto), o valor de 0,50 € pago inicialmente pela aquisição desse suporte poderá ser devolvido desde que sejam cumpridos os seguintes requisitos:
a) Devolução no prazo de cinco dias (contados da data de aquisição) em qualquer posto de venda do ML;
b) O cartão deverá ter sido comprado no Metropolitano de Lisboa;
c) O cartão tenha sido carregado apenas com bilhetes simples e de ida e volta (1 ou 2 zonas) e o carregamento se encontrar esgotado à data da retoma;
d) Serem apresentados os recibos comprovativos;
- Os clientes poderão solicitar a retoma dos seus cartões em todos os postos de venda do Metro, dentro do seu horário normal de funcionamento.


Para o cliente que utiliza regularmente o metropolitano  em pouco tempo recuperará o investimento inicial de 0,50 €, tendo ao seu dispor uma ampla oferta de títulos que lhe permitem efectuar viagens  a preços mais económicos.

Os cartões 7 colinas / viva viagem apresentam vantagens acrescidas relativamente ao tradicional bilhete magnético, pela sua simplicidade, flexibilidade e fiabilidade. Tratam-se, também, de suportes amigos do ambiente, recicláveis que permitem uma redução do consumo de papel na ordem das 8 toneladas poupando 1,7 milhões em folhas A4 por ano.

Metro de Lisboa, ainda mais ecológico.

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Metro parado com avaria

Portugal Diário


A circulação na Linha Verde do Metropolitano (entre Telheiras e Cais do Sodré), em Lisboa, foi interrompida às 10h33 devido a uma avaria, mas voltou a ser retomada às 11h09, segundo fonte da empresa confirmou ao PortugalDiário.

«Foi um problema numa carruagem, na zona do Rossio - via Telheiras -, mas a situação está normalizada», garantiu a mesma fonte.

Segundo a agência Lusa, desde o início do mês, a rede do metropolitano parou pelo menos duas vezes, mas em nenhum dos casos a interrupção se deveu a avarias.



Metro/Lisboa: Linha azul passa a ter percursos diretos para a Reboleira

A circulação da linha azul do Metropolitano de Lisboa (ML) vai passar a ter percursos diretos para a Reboleira, concelho da Amadora, a parti...