O Governo vai avaliar a eventual concessão das carreiras e linhas da Carris, da STCP e do Metropolitano de Lisboa, segundo uma versão preliminar do relatório do Orçamento do Estado para 2012, a que a Lusa teve acesso.
Esta é uma das medidas para o sector dos transportes que consta do documento, a par da suspensão do projecto de alta velocidade ferroviária Lisboa-Madrid, que será "reavaliado numa óptica de optimização de custos".
O Governo pretende também discriminar os preços dos transportes públicos "por forma a minorar os efeitos dos aumentos tarifários para com os cidadãos de menor rendimento".
Entretanto, o Governo vai definir e concretizar os modelos de privatização da TAP e da ANA - Aeroportos de Portugal, ao mesmo tempo que vai reavaliar a construção de um novo aeroporto na região de Lisboa, de acordo com a versão preliminar da proposta das Grandes Opções do Plano (GOP) 2012-2015. O executivo afirma que "serão definidos e concretizados os modelos de privatização da TAP e da ANA, e reavaliada a oportunidade de construção de um novo aeroporto na Área Metropolitana de Lisboa".
Neste documento, o Governo não avança com datas prováveis para a alienação das participações nestas empresas.
Ficou ainda a saber-se que o Governo irá cortar mais 0,1% do PIB em investimento para compensar o desvio orçamental deste ano para além do já anunciado, reduzindo no entanto a contribuição das transferências de fundos de pensões em igual valor.
OE votado a 29 de Novembro
O Orçamento do Estado para 2012 será sujeito a votação final global no Parlamento a 29 de Novembro. A data será sujeita à confirmação de disponibilidade do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
13/10/11, 01:04
Sem comentários:
Enviar um comentário