segunda-feira, setembro 25, 2006

Lisboa de novo sem Metro amanhã de manhã

Jornal de Notícias


O Metro de Lisboa pára terça-feira de manhã até às 11:00, pela quarta vez este ano, devido a uma greve contra a caducidade do Acordo de Empresa no final de 2007, estando assegurado transporte em autocarros.

   Os sindicatos temem que o fim do Acordo de Empresa (AE) em vigor abra caminho à precariedade laboral, com a celebração de contratos individuais de trabalho que não assegurem os direitos dos trabalhadores e possam pôr em causa a própria segurança.

   Falhadas as tentativas de conciliação no Ministério do Trabalho e depois de duas greves realizadas em Junho, que puseram fim a mais de uma década de paz social na empresa, o Metro vive terça-feira a quarta paralisação este ano.

   Em declarações à agência Lusa, o dirigente da Federação dos Sindicatos dos Transporte Rodoviários e Urbanos (FESTRU) Diamantino Lopes indicou, a título de exemplo, que o AE estabelece um máximo de três horas de condução para os maquinistas e que já em 2001 houve a tentativa de aumentar este tempo para o dobro, situação que teme vir a tornar-se uma realidade.

   "Foi-nos feita essa proposta a troco de mais algum dinheiro, mas os trabalhadores recusaram porque o dinheiro não é tudo. É um trabalho rotineiro - condução em galerias - e pode dar azo a acidentes. A segurança está em primeiro lugar", disse.

   O conselho de gerência do Metro, por seu lado, emitiu na semana passada um comunicado em que se afirmava disposto a negociar e considerava não haver motivo para estas greves, o que a FESTRU contraria, dizendo que não lhes foi apresentada qualquer nova proposta como havia ficado decido em sede de concertação.


Sem comentários:

Metro/Lisboa: Linha azul passa a ter percursos diretos para a Reboleira

A circulação da linha azul do Metropolitano de Lisboa (ML) vai passar a ter percursos diretos para a Reboleira, concelho da Amadora, a parti...