terça-feira, agosto 22, 2006

Metro/Linha Vermelha: Proposta mais baixa é de 107 M€

Diário Digital, 2006/08/17

O consórcio que engloba as empresas MSF, Edifer, Opca, Alves Ribeiro e Sopol apresentou esta quinta-feira a proposta mais baixa para o prolongamento da Linha Vermelha do Metropolitano de Lisboa, avaliando o projecto em 107,461 milhões de euros.

O consórcio, que é um dos três concorrentes hoje admitidos para o concurso público, foi o que apresentou o valor global mais baixo para realizar a ligação entre a estação do Oriente e o Aeroporto da Portela, destinando cerca de 69,9 milhões de euros para a execução dos troços.

Para a realização das estações de Moscavide e do Aeroporto, o consórcio prevê um investimento de 24,056 milhões de euros, enquanto que para concretização da estação da Encarnação as estimativas das empresas apontam para os 13,4 milhões de euros.

O prazo de execução avançado por este consórcio é de 32 meses.

O segundo consórcio concorrente, que agrupa as empresas Zagope, Construtora do Tâmega, Soares da Costa, Teixeira Duarte, Somague, Odebrecht, Mota-Engil e SPIE Batignolles, apresentou uma proposta com duas variantes.

A primeira variante refere um investimento global de 135,315 milhões de euros, canalizando cerca de 70 milhões de euros para a construção dos troços e 25,8 milhões de euros para a realização das estações de Moscavide e Aeroporto.

Com um prazo de execução de 32 meses, esta proposta prevê um investimento de 14,7 milhões de euros para a concretização da estação da Encarnação.

A segunda variante da proposta aposta na diminuição do prazo de execução, para 31 meses, e atribui um investimento global ao projecto de 144,6 milhões de euros.

Para a execução global das três estações, a proposta apresenta um orçamento de 44,5 milhões de euros, prevendo para a construção dos troços cerca de 77 milhões de euros.

O terceiro consórcio, que integra a Companhia de Obras Castillejos, Acciona e grupo Lena, avançou um investimento global na ordem dos 119 milhões de euros.

A proposta prevê um investimento de cerca de 32,3 milhões de euros para a concretização das estações de Moscavide e Aeroporto, estimando para a estação da Encarnação um custo de 13,5 milhões de euros e para a construção dos troços cerca de 73 milhões de euros.

De acordo com a mesma proposta, o projecto estaria concluído em 32 meses.

Todas as propostas hoje apresentadas estão abaixo do investimento estimado pelo Metropolitano de Lisboa para o projecto que é de 200 milhões de euros.

Deste montante, 120 milhões de euros correspondem a escavações e betão e 80 milhões a acabamentos, segundo informação do Metro de Lisboa.

De acordo com a empresa, 85% do investimento é financiado por fundos de coesão.

As obras, que prevêem a construção de uma extensão de 3,3 quilómetros, deverão arrancar em Dezembro e a conclusão está prevista para início de 2010.

O prazo para a entrega das propostas terminou quarta-feira, às 17:00, e a abertura das propostas foi hoje realizada em acto público.

______________________________

Mapa da extensão do metro para o aeroporto

© 2006 METROPOLITANO DE LISBOA








Sem comentários:

Metro/Lisboa: Linha azul passa a ter percursos diretos para a Reboleira

A circulação da linha azul do Metropolitano de Lisboa (ML) vai passar a ter percursos diretos para a Reboleira, concelho da Amadora, a parti...