Destak11 | 10 | 2007 08.21H
O Túnel do Marquês completa seis meses a 25 de Outubro, mas a saída para a Avenida António Augusto de Aguiar continua por lançar.
Patrícia Naves | pnaves@destak.pt
A obra estava dependente de intervenções do Metropolitano de Lisboa, mas fonte desta empresa garantiu, ontem, ao Destak, que o Metro já terminou as intervenções no troço da sua responsabilidade, na galeria da Linha Amarela, sob a Fontes Pereira de Melo.
Da parte da empresa, a consolidação da galeria que passa perto do túnel está assim «garantida» e o troço poderia abrir «amanhã».
Concurso a lançar
Da parte da Câmara de Lisboa, é que falta, agora, lançar o concurso para as obras da saída da António Augusto de Aguiar. Em Novembro de 2006, ao anunciar a abertura da quase totalidade do Túnel para Abril, o então presidente da autarquia, Carmona Rodrigues, explicou que esta última saída só poderia abrir depois de o Metropolitano reparar as fissuras.
Na altura, o responsável pela obra, Vítor Damião, acrescentou que as obras do Metro no troço, em que os dois túneis estão separados por cinco centímetros, deveriam demorar um mês e que o túnel deveria estar concluído dois meses depois.
A crer nestas estimativas, a saída pode estar pronta este ano, mas fonte da presidência da CML garantiu, ao Destak, ainda não haver data. O próximo passo é a «decisão política» de lançamento do concurso.
E o Terreiro do Paço?
Com várias obras a serem concluídas esta semana, incluindo as estações de metro de Sta. Apolónia e Terreiro do Paço, outra questão que tem despertado curiosidade é se haverá um Túnel Rodoviário na Praça do Comércio, como chegou a estar previsto para construção e abertura em simultâneo com o metro.
Na altura, dificuldades nas obras derrubaram o projecto. Ontem, a CML explicou que, por motivos financeiros, a hipótese do túnel rodoviário «não se coloca no imediato», a não ser que a iniciativa parta do Governo.