quarta-feira, setembro 12, 2007

Metro de Lisboa perde 3,2% de utentes

Destak
06 | 09 | 2007   09.45H


Relatório do INE revela ainda que, entre Janeiro e Junho, 92 milhões de passageiros utilizaram o metro como meio de transporte.
Patrícia Naves | pnaves@destak.pt

O Metropolitano de Lisboa perdeu 3,2% de passageiros no primeiro semestre deste ano, relativamente ao mesmo período do ano anterior.

Os dados são revelados no último relatório do Institu-to Nacional de Estatística (INE) sobre a actividade nos transportes portugueses entre Janeiro e Junho de 2007, e mostram que, neste semestre, foram transportados nos sistemas de Metropolitano de Lisboa e Porto (sistemas ferroviários ligeiros) cerca de 115,7 milhões de passageiros, o que representa um acréscimo de 2,8% face ao ano anterior.

Esta subida deve-se, no entanto, ao exponencial aumento do novíssimo Metro do Porto, de 33,7%. Em Lisboa, os passageiros transportados foram menos 3,2%, cifrando-se nos 92 milhões de utentes em seis meses. O Destak contactou o Metropolitano de Lisboa para obter reacções ou explicações sobre esta ligeira descida, mas não obteve resposta em tempo útil.

Transportes fluviais descem
Ainda segundo o INE, no 1º semestre de 2007, o tráfego nacional nas vias fluviais voltou a decrescer, apresentando um movimento de cerca de 14,8 milhões de passageiros (menos 3,9% em relação ao período homólogo).

A travessia do rio Tejo foi a que mais contribuiu para este comportamento descendente, com uma queda que atingiu os 3,6%.

De acordo com o instituto, a travessia do rio Tejo foi efectuada por, aproximadamente, 14 milhões de passageiros (94,5% do movimento nacional de passageiros fluviais) neste período, sendo as carreiras Cais do Sodré - Cacilhas e Terreiro do Paço - Barreiro as mais utilizadas (com 49% e 35,5% dos movimentos no rio Tejo, respectivamente).


Sem comentários:

Metro/Lisboa: Linha azul passa a ter percursos diretos para a Reboleira

A circulação da linha azul do Metropolitano de Lisboa (ML) vai passar a ter percursos diretos para a Reboleira, concelho da Amadora, a parti...