O Metro de Lisboa foi considerado pelos passageiros o «melhor transporte público da Área Metropolitana de Lisboa», de acordo com um estudo do Índice Europeu de Satisfação do Cliente
De acordo com o estudo, que envolveu a avaliação de um conjunto de operadores de transporte público de passageiros da Área Metropolitana de Lisboa, o metro ocupa o primeiro lugar no índice de satisfação dos clientes, 70 por cento, sendo considerado «uma alternativa privilegiada ao transporte rodoviário de superfície, operando com elevados padrões de segurança, comodidade, regularidade e reduzidos tempos de deslocação».
O ECSI é um projecto coordenado pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), uma entidade que obedece a uma metodologia europeia comum e que tem como objectivo a avaliação do índice de satisfação dos clientes em diversos sectores de actividade, entre os quais o do transporte.
No que respeita ao índice de satisfação, que inclui a análise de variáveis como «satisfação global com a empresa», «satisfação comparada com as expectativas» e «comparação da empresa com a empresa ideal», «o metropolitano de Lisboa obteve a melhor pontuação relativamente aos restantes operadores», atingindo os 70 por cento.
A análise da variável «lealdade» revelou que 73,2 por cento dos passageiros do metro de Lisboa tem intenção de permanecer como cliente e de recomendar a empresa a colegas e amigos, enquanto a análise da variável «imagem», demonstrou que 72,4 por cento dos passageiros considera o metro uma «empresa inovadora e virada para o futuro, em que se pode confiar, estável e implantada no mercado».
Na vertente em que se questiona se o metro de Lisboa é o operador de transporte ideal, os clientes atribuíram uma classificação de 7,3 pontos, numa escala de 0 a 10 pontos.
A diversidade de títulos de transportes e a sua facilidade de aquisição, bem como a melhoria na segurança, foram de igual modo variáveis avaliadas com 7 pontos, numa escala de 0 a 10 pontos, pelos clientes do metro.
Lusa / SOL
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