quinta-feira, setembro 20, 2007

Governo apresenta amanhã nova versão do cartão Sete Colinas

Diário Digital

Diário Digital / Lusa

19-09-2007 13:58:24



A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, apresenta quinta-feira a nova versão do cartão Sete Colinas, preparado com a tecnologia de reconhecimento do bilhete único para a Carris e o Metro de Lisboa.

De acordo com a informação divulgada hoje pela secretaria de Estado dos Transportes, a apresentação da nova versão do cartão Sete Colinas, que funcionará como um «porta moedas electrónico», permitindo o carregamento de valores monetários em lugar de viagens, está agendada para a 16:30, durante uma viagem num autocarro da Carris entre o Alto dos Moinhos e o Cais do Sodré.

«Trata-se de um protótipo de um novo Bilhete Multimodal, válido no Metro e na Carris, cujo lançamento ao público ocorrerá em Novembro próximo», lê-se no comunicado emitido pela secretaria de Estado dos Transportes, que acrescenta que «este novo Bilhete Multimodal assenta num novo conceito, em que o cliente passa a carregar dinheiro num único cartão Sete Colinas, sem definir previamente o operador ou operadores que necessita utilizar».

Este sistema permite que os passageiros carreguem os seus cartões com unidades que, ao contrário do que acontece agora, poderão ser gastas em qualquer um dos operadores aderentes e não apenas num deles.

Trata-se de «um conceito que visa conferir versatilidade e simplicidade na utilização da rede de transportes, que será progressivamente alargado aos restantes operadores de transporte público».


domingo, setembro 16, 2007

Metro dá cartão Lisboa Viva

Correio da Manhã


No âmbito de Semana Europeia da Mobilidade, o Metro de Lisboa criou incentivos para o uso dos transportes públicos.


A empresa oferece o Cartão Lisboa Viva, que permite a circulação em vários transportes da capital para quem faça carregamentos de dinheiro. Oferece ainda descontos na entrada no Zoo de Lisboa, nas salas de cinema da Lusomundo, e um concerto de Jorge Palma, a 20, no Cais do Sodré.

Ontem, foram também entregues bilhetes grátis aos participantes no passeio de bicicletas entre a Torre de Belém e o rio Trancão. Cerca de mil pessoas aderiram a esta iniciativa, da organização ambientalista Geota, que visa a criação de um corredor verde ao longo do Tejo.

sábado, setembro 15, 2007

Circulação interrompida no metro de Lisboa

Portugal Diário

2007/09/14 | 13:05


A circulação na Linha Azul do Metropolitano de Lisboa esteve hoje interrompida durante cerca de 30 minutos para permitir assistência médica a um passageiro que se sentiu mal dentro de um comboio, disse fonte da empresa.

«A circulação esteve interrompida entre as 12:18 e as 12:46 horas porque uma pessoa que estava dentro de um comboio se sentiu mal, o que obrigou à paragem da composição na Praça de Espanha», disse à Lusa fonte da Unimagem, a empresa responsável pela comunicação do Metropolitano.

Segundo a mesma fonte, o passageiro está inanimado na estação da Praça de Espanha, estando a ser assistido pelo INEM.

A Linha Azul do metropolitano liga a Amadora à estação da Baixa-Chiado, em Lisboa.

quarta-feira, setembro 12, 2007

Metro de Lisboa perde 3,2% de utentes

Destak
06 | 09 | 2007   09.45H


Relatório do INE revela ainda que, entre Janeiro e Junho, 92 milhões de passageiros utilizaram o metro como meio de transporte.
Patrícia Naves | pnaves@destak.pt

O Metropolitano de Lisboa perdeu 3,2% de passageiros no primeiro semestre deste ano, relativamente ao mesmo período do ano anterior.

Os dados são revelados no último relatório do Institu-to Nacional de Estatística (INE) sobre a actividade nos transportes portugueses entre Janeiro e Junho de 2007, e mostram que, neste semestre, foram transportados nos sistemas de Metropolitano de Lisboa e Porto (sistemas ferroviários ligeiros) cerca de 115,7 milhões de passageiros, o que representa um acréscimo de 2,8% face ao ano anterior.

Esta subida deve-se, no entanto, ao exponencial aumento do novíssimo Metro do Porto, de 33,7%. Em Lisboa, os passageiros transportados foram menos 3,2%, cifrando-se nos 92 milhões de utentes em seis meses. O Destak contactou o Metropolitano de Lisboa para obter reacções ou explicações sobre esta ligeira descida, mas não obteve resposta em tempo útil.

Transportes fluviais descem
Ainda segundo o INE, no 1º semestre de 2007, o tráfego nacional nas vias fluviais voltou a decrescer, apresentando um movimento de cerca de 14,8 milhões de passageiros (menos 3,9% em relação ao período homólogo).

A travessia do rio Tejo foi a que mais contribuiu para este comportamento descendente, com uma queda que atingiu os 3,6%.

De acordo com o instituto, a travessia do rio Tejo foi efectuada por, aproximadamente, 14 milhões de passageiros (94,5% do movimento nacional de passageiros fluviais) neste período, sendo as carreiras Cais do Sodré - Cacilhas e Terreiro do Paço - Barreiro as mais utilizadas (com 49% e 35,5% dos movimentos no rio Tejo, respectivamente).


Metro considerado o melhor transporte público da Área Metropolitana de Lisboa

Sol



O Metro de Lisboa foi considerado pelos passageiros o «melhor transporte público da Área Metropolitana de Lisboa», de acordo com um estudo do Índice Europeu de Satisfação do Cliente


De acordo com o estudo, que envolveu a avaliação de um conjunto de operadores de transporte público de passageiros da Área Metropolitana de Lisboa, o metro ocupa o primeiro lugar no índice de satisfação dos clientes, 70 por cento, sendo considerado «uma alternativa privilegiada ao transporte rodoviário de superfície, operando com elevados padrões de segurança, comodidade, regularidade e reduzidos tempos de deslocação».

O ECSI é um projecto coordenado pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ), uma entidade que obedece a uma metodologia europeia comum e que tem como objectivo a avaliação do índice de satisfação dos clientes em diversos sectores de actividade, entre os quais o do transporte.

No que respeita ao índice de satisfação, que inclui a análise de variáveis como «satisfação global com a empresa», «satisfação comparada com as expectativas» e «comparação da empresa com a empresa ideal», «o metropolitano de Lisboa obteve a melhor pontuação relativamente aos restantes operadores», atingindo os 70 por cento.

A análise da variável «lealdade» revelou que 73,2 por cento dos passageiros do metro de Lisboa tem intenção de permanecer como cliente e de recomendar a empresa a colegas e amigos, enquanto a análise da variável «imagem», demonstrou que 72,4 por cento dos passageiros considera o metro uma «empresa inovadora e virada para o futuro, em que se pode confiar, estável e implantada no mercado».

Na vertente em que se questiona se o metro de Lisboa é o operador de transporte ideal, os clientes atribuíram uma classificação de 7,3 pontos, numa escala de 0 a 10 pontos. 

A diversidade de títulos de transportes e a sua facilidade de aquisição, bem como a melhoria na segurança, foram de igual modo variáveis avaliadas com 7 pontos, numa escala de 0 a 10 pontos, pelos clientes do metro.

Lusa / SOL


terça-feira, setembro 11, 2007

Metro: Atraso na abertura deveu-se a falha de energia

Diário Digital


O atraso no arranque da circulação do Metropolitano de Lisboa, hoje de manhã, ficou a dever-se a uma «falha do sistema interno de energia» deste transporte, disse à Lusa fonte da empresa.

«A falha não permitiu que a exploração tivesse iniciado à hora normal [06:30]», disse a mesma fonte.

A circulação foi reposta faseadamente entre as 07:05 e as 07:34 conforme a importância das linhas, atendendo à sua afluência.

A mesma fonte acrescentou que a primeira linha a funcionar foi a Verde (07:05), seguida da Azul (07:08), da Amarelo (07:22) e da Vermelha (07:34).

Diário Digital / Lusa

31-08-2007 11:41:50


Metro/Lisboa: Linha azul passa a ter percursos diretos para a Reboleira

A circulação da linha azul do Metropolitano de Lisboa (ML) vai passar a ter percursos diretos para a Reboleira, concelho da Amadora, a parti...