Diário Digital / Lusa
19-09-2007 13:58:24
A secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, apresenta quinta-feira a nova versão do cartão Sete Colinas, preparado com a tecnologia de reconhecimento do bilhete único para a Carris e o Metro de Lisboa.
De acordo com a informação divulgada hoje pela secretaria de Estado dos Transportes, a apresentação da nova versão do cartão Sete Colinas, que funcionará como um «porta moedas electrónico», permitindo o carregamento de valores monetários em lugar de viagens, está agendada para a 16:30, durante uma viagem num autocarro da Carris entre o Alto dos Moinhos e o Cais do Sodré.
«Trata-se de um protótipo de um novo Bilhete Multimodal, válido no Metro e na Carris, cujo lançamento ao público ocorrerá em Novembro próximo», lê-se no comunicado emitido pela secretaria de Estado dos Transportes, que acrescenta que «este novo Bilhete Multimodal assenta num novo conceito, em que o cliente passa a carregar dinheiro num único cartão Sete Colinas, sem definir previamente o operador ou operadores que necessita utilizar».
Este sistema permite que os passageiros carreguem os seus cartões com unidades que, ao contrário do que acontece agora, poderão ser gastas em qualquer um dos operadores aderentes e não apenas num deles.
Trata-se de «um conceito que visa conferir versatilidade e simplicidade na utilização da rede de transportes, que será progressivamente alargado aos restantes operadores de transporte público».