2007/06/01 | 11:57 MD
Foram transportados nos sistemas de Metropolitano de Lisboa e Porto cerca de 57,4 milhões de passageiros de Janeiro a Março deste ano, o que representa um acréscimo de 3% face ao mesmo período do ano anterior.
Ainda no mesmo período, o transporte pesado de mercadorias por modo ferroviário atingiu cerca de 2.540 milhares de toneladas, o que representa um acréscimo de 2,8% face ao período homólogo, tendo o correspondente volume de transporte registado cerca de 621 milhões de toneladas-Km.
Foram transportados cerca de 39,6 milhões de passageiros no segmento do transporte ferroviário pesado, o que corresponde a uma variação de 2% face ao mesmo período do ano anterior, resultante de variações positivas em todos os tipos de tráfego: 1,5% no tráfego suburbano, 6,6% no tráfego interurbano e 2,9% no tráfego internacional.
Movimento de passageiros no transporte fluvial decresce 3,3%
O tráfego nacional nas vias fluviais registou um movimento de cerca de 7,3 milhões de passageiros, correspondente a um decréscimo de 3,3%, relativamente ao registado em período homólogo, sendo a travessia do Rio Tejo a que mais contribuiu para este comportamento (menos 3,6%).
A travessia do Rio Tejo foi efectuada por cerca de 7 milhões de passageiros (96,4% do movimento nacional de passageiros fluviais), sendo as carreiras Cais do Sodré¿Cacilhas e Terreiro do Paço¿Barreiro as mais utilizadas (49,2% e 35,3% do movimento no Rio Tejo, respectivamente).