quarta-feira, março 14, 2007

PSP detém jovem de 16 anos que roubava com faca - Assaltou 20 pessoas à porta do metro

Correio da Manhã

2007-03-12 - 00:00:00

Miguel Curado



Ao fim de cinco meses de investigações, a PSP de Lisboa conseguiu deter um jovem de 16 anos que ficou conhecido como o ladrão das estações de metro. Armado com uma faca, o jovem assaltou vinte mulheres, idosos e jovens, roubando-lhes todos os bens pessoais. Espera agora julgamento em prisão domiciliária, com pulseira electrónica.


Residente perto do bairro da Cruz Vermelha, ao Lumiar, o detido não tinha qualquer ocupação. Os dias eram passados em casa, a conversar com amigos, até que ao fim da tarde saía à rua.

"As primeiras queixas começaram em Outubro. O indivíduo fixava-se junto às entradas para as estações de metro do Lumiar e de Telheiras e aí esperava as vítimas", disse ao CM fonte policial.

Idosos, jovens em idade escolar e mulheres de baixa estatura eram os seus alvos. Vinte vítimas correspondendo a esta descrição foram assaltadas, sempre debaixo de ameaça de uma faca. "Ele não era selectivo. Aceitava tudo o que as vítimas lhe passavam, como dinheiro, telemóveis e outros artigos pessoais", acrescentou o mesmo informador.

Apesar de não terem sido registados casos de agressão física, algumas vítimas ficaram tão assustadas com as abordagens feitas pelo jovem que necessitaram de receber apoio psicológico.

As primeiras queixas apresentadas pelas vítimas serviram para que, de imediato, se desencadeasse um inquérito por parte da Divisão de Investigação Criminal (DIC) da PSP de Lisboa.

Os elementos identificativos ligaram todos os crimes ao mesmo autor. Um jovem de 16 anos, residente na zona do Lumiar. "Apesar de não terem sido encontrados quaisquer registos criminais na idade adulta, não descartamos que este indivíduo tenha praticado delitos enquanto menor", referiu outra fonte policial.

Ao final da tarde de sexta-feira uma brigada da DIC de Lisboa muniu-se dos necessários mandados judiciais e avançou para a detenção do jovem. Na busca domiciliária não foi recuperado qualquer artigo furtado.

Presente anteontem a um juiz de instrução criminal, o indivíduo vai aguardar julgamento em casa, com pulseira electrónica.

Sem comentários:

Metro/Lisboa: Linha azul passa a ter percursos diretos para a Reboleira

A circulação da linha azul do Metropolitano de Lisboa (ML) vai passar a ter percursos diretos para a Reboleira, concelho da Amadora, a parti...